segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Jane Austen

Caros leitores;

Concluí recentemente a leitura do livro Persuasão de Jane Austen, e me deliciei com sua delicadeza em tratar um assunto tão belo como o amor... já li vários livros dela e o meu favorito deles é Razão e Sesibilidade, mas Persuasão também me agardou muito, seja pela história em si ou seja pelas belas viagens à locais tão bucólicos...
Ela nos transfere a uma época mais simples, onde os problemas eram resolvidos tão mais facilmente, de forma tão mais civilizada.
Anne não exitou em seguir o conselho de sua preceptora, que lhe disse para não se casar com Frederick, simples assim, sofreu com isso, amou em silêncio, mas manteve a alma em paz.
Quando o destino os faz se reencontrarem, oito anos depois, os dois já mais velhos, maduros e conscientes de seu verdadeiro amor, fizeram um casamento feliz e duradouro, simples assim!
Não que se deva esperar tanto para ter certeza que achamos a pessoa certa para nos unirmos, mas que também não sejamos ávidos por alguém a ponto de nos cegar a razão.
Mas os livros não falam só disso, amo as descrições das roupas, dos móveis nas casas, sobre como sempre tem um casal visinho simpático e bonachão, mulheres fortes apesar das condições machistas, não se deixavam desanimar, não fraquejavam, eram verdadeiras horoínas de sua época.
Recomendo de boa vontade a leitura de qualquer obra de Jane Austen, e tenham uma bela viagem pela vida rural da Inglaterra Vitoriana.

Carina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário