quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

O Morro dos Ventos Uivantes

Caros Leitores;

Tive o prazer de ler algum tempo atrás O morro dos ventos uivantes e...uau! que história!
Não é um livro romantico delicado como Jane Austen, que escrevia na mesma época, mas sim um livro, rude, duro e sofrido como seu personagem principal Heatcliff.
Apesar de concordar em parte com sua amargura, creio que ele foi fraco em nunca esquecer o que lhe fizeram e não lutar por seu amor, achou mais fácil fugir e em seu retorno vingar-se de seus algozes...
Mas era tarde demais, Catherine estava casada e feliz, apesar de não ser seu verdadeiro amor, era um carinho sincero.
Mas Heatcliff tinha o estranho poder de destruir tudo a sua volta, provocava intrigas, desconfianças, e não foi diferente quando retornou misteriosamente rico, se apoderando da antiga casa de Cahterine, vingando-se dos membros da família dela, fazendo tudo e todos de seus sem pedir licença, simplemente voltou e se alocou na casa.
A pobre moça, tão bela e delicada, mesmo com toda a sua teimosia, presença de espírito, marido que apesar de não gostar, entendia sua amizade (para não dizer amor) por Heatcliff, e nem assim conseguiu juntar forças para lutar contra o furacão que seu amigo representava, destruindo e maltratando tudo e todos, mas que na verdade queria apenas ser amado por ela.
Catherine teve seu destino, triste, injusto, mas posso dizer que nobre, manteve a firmeza de suas convicções, lutou pela família, como era de se esperar de uma mulher inteligente e de coração nobre.
Está aí uma recomendação de leitura que faço com carinho, e espero que todos compartilhem das fortes emoções que o livro nos passa, toda a dureza, carinho, amor, enfim... prepare-se para sentir muito meu caro leitor.

Carina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário